Sagitarii: Sistema de Workflows para Ciência de Dados

Estou atualmente trabalhando em um projeto de computação distribuída chamado Sagitarii.

O Sagitarii é um sistema de workflows para ciência de dados que utiliza computação distribuída para processar workflows científicos. O diferencial do Sagitarii é a aplicação dos conceitos da álgebra relacional para criar operadores eficientes para as atividades. Este método inovador pode ser visto em detalhes no artigo An Algebraic Approach for Data-Centric Scientific Workflows, ( Prof. Eduardo Ogasawara, da  Escola de Informática e Computação (EIC) – CEFET-RJ e outros ).

 

Workflow Design

Workflow Design

Outro grande diferencial do Sagitarii é a aplicação dos conceitos de Simulação Distribuída em seu protocolo de comunicação. Tratando os núcleos dos processadores dos nós de processamento como Federados, é possível uma comunicação direta entre o servidor e os núcleos. Desta forma, o servidor passa a tratar todos os processadores dos computadores disponíveis na rede com sendo seus próprios, elevando a eficiência na transferência de dados.

Sagitarii as a Federation

Sagitarii as a Federation

O Sagitarii conta com uma interface WEB eficiente e intuitiva, que o torna fácil de utilizar e acessível por pesquisadores que não possuem conhecimento algum em linguagens de programação.

Node Monitor screen

Node Monitor screen

Utilizando esta interface, é possível acompanhar todo o andamento da execução dos Experimentos Científicos, bem como a produção dos dados e a sua proveniência com relatórios detalhados em tempo real.

O Sagitarii ainda está em desenvolvimento e sendo testado em ambiente controlado nos laboratórios do CEFET-RJ. Quaisquer dúvidas podem ser direcionadas à mim e eu as encaminharei ao responsável pelo projeto, o Prof. Ogasawara.

English version

 

Add Comment